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Foto de pessoa aplicando massa automotiva com espátula e texto

Massa automotiva: qual escolher?

Quando o assunto é reparação de veículos, a massa automotiva é peça-chave. Esse produto serve para corrigir pequenos amassados, pequenas imperfeições na chapa, danos mais profundos e riscos mais intensos na lataria e que não saem com primers - conhecidos também como fundos de pintura. Ainda bem que existem diversas massas para diferentes finalidades no mercado automotivo. Como exemplo, existe a massa rápida, a massa plástica e a massa poliéster. Mas, dentre tantas massas automotivas, qual escolher?

Não se preocupe, pois nós vamos te ajudar. Em apenas dois minutos, descubra pra que serve cada massa automotiva e qual é a melhor para a reparação do seu carro ou dos veículos dos seus clientes.

  • Massa Rápida
    Conhecida também como massa acrílica ou massa para pequenos reparos, esse produto se destaca pelo alto poder de enchimento e alto padrão de acabamento para danos pequenos e pontuais. Não precisa ser catalisada, ou seja, já vem pronta para uso, é fácil de aplicar e seca por evaporação. No entanto, é mais sensível a dados pós-reparo.

    Em repinturas, deve ser aplicada depois do fundo ou composto que isola a chapa. É recomendada para aplicação em pequenas quantidades, pois, se aplicada em excesso, pode trincar, se desprender e formar os famosos “pés de galinha” após a pintura.

  • Massa Plástica
    Conhecida também como adesivo plástico, a massa plástica é, com toda certeza, a evolução da massa rápida. Se aplicada em excesso, pode trincar facilmente, assim como a massa rápida, porém, sua aderência é maior. Essa massa é catalisada e, normalmente, possui um catalisador líquido. É um produto que, obrigatoriamente, deve ser utilizado com o catalisador, ou seja, ambos devem ser misturados na proporção correta para que o funcionamento seja como o indicado e, logo, como o esperado.

    Em geral, a massa rápida pode ser aplicada na chapa nua e em superfícies devidamente lixadas. Quanto ao lixamento, é mais duro do que o da massa rápida. Deve ser aplicada em até 5 minutos após a catálise, caso contrário, ela irá secar e não poderá mais ser aplicada, perdendo, assim, aderência e capacidade de preenchimento por ficar dura demais para uso.

    Essa massa automotiva possui alto poder de preenchimento, porém, certo grau de porosidade após o uso. Seca em aproximadamente uma hora e possui leve grau de flexibilidade. Por fim, destacamos que a massa plástica é mais resistente e reforçamos que ela possui maior aderência que as massas rápidas. Por esse e tantos motivos, é, assim, a evolução da massa rápida.

  • Massa Poliéster
    A massa poliéster também é catalisada, porém o mecanismo de catálise é com um composto semelhante à massa, sendo mais fácil e intuitiva de utilizar do que a massa plástica com catalisador líquido. O catalisador normalmente vem em uma bisnaga.

    A vantagem da massa poliéster é, em geral, ter um acabamento mais fino e mais flexível do que a massa plástica. É mais versátil, ou seja, pode ser utilizada, inclusive, no reparo de peças plásticas em áreas maiores do que a massa plástica. Por fim, apresenta um acabamento mais fino e, ao mesmo tempo, mais rústico que a massa rápida.

     

Dica extra: onde encontrar e como comprar?
Agora que você conhece as principais características e diferenças entre a massa rápida, a massa plástica e a massa poliéster, conseguiu escolher qual é a melhor massa automotiva para o que você precisa? Independentemente da sua escolha, é importante adquirir a massa de uma marca de confiança e que tenha produtos de qualidade.


Aqui na RHAI, por exemplo, temos esse três tipos de massa. Trabalhamos há mais de quatro décadas na produção de massas e complementos automotivos. Portanto, temos produtos de qualidade e uma grande variedade para aplicação em diferentes substratos, como a Massa Poliéster Platinum, nosso último lançamento em massa automotiva, que se destaca por ser um produto de baixíssima densidade, ultraleve, de altíssimo rendimento e versatilidade.


A Massa Poliéster Platinum pode ser usada de diversas formas: como uma massa de fino acabamento ou preenchimento nos mais diversos substratos, como alumínio, galvanizado e muito mais. É um artigo superior às massas convencionais. Como destaque, ressaltamos a facilidade de aplicação em grandes áreas e lixamento extremamente macio.

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